Tribunais superiores são órgãos do poder judiciário responsáveis por julgar recursos de decisões proferidas por tribunais inferiores.

Tipos de tribunais

Existem vários tribunais superiores no Brasil, entre eles o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

STF

O STF é o tribunal superior mais importante do Brasil, pois é o responsável por julgar os recursos contra decisões do STJ e do Tribunal de Justiça dos Estados.

O STF é o órgão máximo da Justiça brasileira. Sua função é julgar os casos de maior relevância para a sociedade, garantindo que as leis sejam cumpridas e respeitadas. Além disso, o STF também atua na fiscalização do Poder Executivo e no controle da atuação dos demais poderes do Estado.

O STJ

O Superior Tribunal de Justiça é o tribunal brasileiro responsável por julgar os recursos contra decisões dos tribunais estaduais. Criado em 5 de outubro de durante a Constituinte, é composto por ministros, que são escolhidos pelo presidente da República dentre brasileiros com mais de anos e com notório saber jurídico e reputação ilibada. 

Os processos que chegam ao STJ são analisados por um órgão especializado, chamado Turma Recursal, formada por três juízes. A Turma Recursal é responsável por julgar os recursos contra as decisões do TJ-SP (tribunal de justiça do estado de São Paulo), o maior tribunal do país. 

 

O TSE 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão responsável por fiscalizar as eleições no Brasil. Cabe ao TSE organizar, gerenciar e supervisionar todos os processos eleitorais, bem como julgar eventuais impugnações e recursos. Além disso, o TSE também é responsável pela formação e capacitação de juízes eleitorais, promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral.

Como consultar processos judiciais nos tribunais superiores?

 

Para consultar processos judiciais que tramitam nos tribunais superiores, é necessário acessar o site da respectiva corte.

No site do STF, por exemplo, é possível consultar os processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça.

Para consultar os processos do STJ, é necessário clicar no link “Consulta Processual” e preencher o formulário de pesquisa.

No site do TSE, é possível consultar os processos eleitorais que tramitam nos tribunais de primeira e segunda instância.

Para consultar os processos do STF e do STJ, é necessário ter o número da ação ou o nome do advogado.

No site do TSE, é possível consultar os processos eleitorais por município ou por nome do candidato.

Mas se você quer agilizar e ter o acesso ao seu processo de forma rápida e fácil, conheça agora a plataforma da Processo Rápido!